Quem somos

No mês de junho de mil novecentos e setenta e seis (24/06/1976), a Slidra Serviços Ltda, iniciava suas atividades relativas a serviços de limpeza física e desinfecção bacteriológica de reservatórios de água potável entre outros como o tratamento d’água. Na época as pessoas até achavam estranho, uma empresa nova preocupando-se com a qualidade da água que elas consumiam.A Slidra teve que adotar metodologias explicativas, com o sentido de esclarecer a importância do novo trabalho que seria executado em reservatórios que as pessoas geralmente não vêem. Parece que até a localização dos mesmos contribui para que caiam no esquecimento, principalmente nos edifícios.  Geralmente as cisternas estão ocultas nas garagens e o que as pessoas podem ver é apenas suas tampas, que muitos nem sabem para que servem.


Quanto aos reservatórios elevados, quase sempre sobre a última laje, nunca são vistos pela maioria dos habitantes do prédio.  As pessoas abrem chuveiros ou torneiras e a água jorra! Abundante. A qualidade da água é preocupação fundamental das pessoas quando o assunto é impedir doenças.Em um condomínio, dificultar o contato com os perigos transmitidos pela água é de grande importância, afinal, são muitos as pessoas que moram no prédio, e um surto de doenças é a última coisa que o síndico gostaria de ver. Por isso, a limpeza e manutenção periódicas da caixa d’água são fundamentais.


Ao longo deste tempo muitas pessoas adquiriram a consciência da importância da higienização dos reservatórios e um grande número delas criou um calendário próprio para a execução deste trabalho, independente da legislação existente, que ainda não é a mesma para todas as localidades. Em um condomínio a água é usada por todos, adultos, crianças, idosos, pessoas doentes, enfim por todo o tipo de pessoas que se possa imaginar. Aqueles mais preocupados acabam apelando para soluções individuais: água fervida, filtrada ou mineral! Parece que eles sentem total proteção com a providência.

Como se aquele golinho d'água que as crianças acabam tomando em quase todo banho de chuveiro ou enquanto escovam os dentes, não pudesse comprometer o rigoroso programa individual de proteção familiar contra a água do prédio, criado pelo tal cidadão. O pior é que a falsa sensação de segurança pode ter um preço muito alto e cujas conseqüências aqui não há espaço para comentar.


Com as correrias do quotidiano, quem vai lembrar de vistoriar periodicamente nos reservatórios do prédio? Talvez algum especialista ou outros profissionais que conhecem os perigos.  Mas entre "lembrar" e "fazer", existe uma distância que passa pela "suposição" de que deve haver alguém que cuida do assunto. Temos percebido que muitos síndicos transferem para terceiros o controle da higienização dos reservatórios de água potável, na maioria das vezes estas pessoas usam como única referência o menor preço.

É importante lembrar que a limpeza e a desinfecção de reservatórios requer um trabalho especializado, não há como fazer milagres, entretanto há como enganar as pessoas que confiam num trabalho que deveria ser levado mais a sério. Higienização de reservatórios não é uma faxina comum, desconfie de preços baixos, use sua inteligência, caso não saiba como proceder procure informar-se dos custos de uma empresa, faça uma projeção, não confie em milagres, pois na maioria das vezes os tais preços menores, são compatíveis com o trabalho de baixa qualidade que é executado.

Quando houver dúvidas fale com um químico especializado, faça perguntas e não vá atrás de conversa de leigos, se desconfiar exija documento, pois em Santa Maria, pelo que comentam há malandro fazendo papel de químico e fazendo até tratamento de água. Jamais faremos propostas enganosas, pois temos ciência de nossa responsabilidade. A propósito só deixe colocar “cloro” nos reservatórios de seu prédio se houver limpeza adequada, pois a adição de cloro sem a devida limpeza só é indicada em situações excepcionais e neste caso um químico especializado no assunto deve ser consultado, pois uma cloração mal conduzida pode levar a formação de produtos indesejáveis, não vá atrás de leigos.


No hidrômetro do consumidor, termina a responsabilidade das Companhias pela qualidade da água, quando esta é acumulada em reservatórios prediais. A responsabilidade pela manutenção dessa qualidade passa ao consumidor, quase sempre leigo no assunto! “Não adianta ter uma água bem tratada se a caixa estiver suja”.
Temos consciência que às vezes parecemos inoportunos quando procuramos manter contato com condomínios para lembrar-lhes que está na época da higienização dos reservatórios, mas, por outro lado temos certeza absoluta do quanto é importante e nobre a atividade de sanear reservatórios prediais que fornecem água destinada ao consumo de crianças, pessoas doentes, e tantas outras pessoas que estão alheias aos graves perigos que um simples copo d’água pode conter.

A higienização dos reservatórios, principalmente nas grandes cidades, é importante porque as concessionárias de abastecimento público estão constantemente efetuando reparos e expandido as redes de água, provocando arraste de materiais indesejáveis para dentro das tubulações que conduzem água até nossas residências. Ao contrário do que se vê normalmente, a impermeabilização deveria ser externa e interna, para evitar a infiltração principalmente de águas de chuva que lavam os pisos dos terraços e invadem os reservatórios sem impermeabilização.

Cabe lembrar que a manutenção estrutural deve ser revista com o objetivo de reparar rachaduras e frestas na tampa que podem facilitar a entrada da água de chuva, de insetos, de ratos, baratas, etc. É interessante salientar que, justamente ao lado dos reservatórios inferiores dos Condomínios, muitas vezes estão as lixeiras e materiais de limpeza, ou seja, colocam o lixo do Condomínio ao lado da água que vai alimentar os moradores.


Um detalhe interessante é a escolha de prioridades em um condomínio, nunca falta alguém que diga: “pra que gastar numa coisa que nem aparece?”.
Está é a manifestação mais longa efetuada na história da Slidra. Estamos vivendo em uma época em que as mentiras são cada vez mais atraentes, tudo em nome do mais barato. Estamos alertando a população, pois como muitos dizem, a nós também preocupa o silêncio dos justos. Estamos a disposição para orientar aqueles que tiverem interesse, nos assuntos relativos ao uso da água ou em outras atividades que exijam profissionais da química.
Resta-nos agradecer a confiança e colocarmo-nos a disposição .

 

Diferenciais
Certificado de Treinamento em Espaços Confinados ( NR -33)
Certificado de Treinamento em trabalho em Altura ( NR – 35)
PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Operacional (NR-7)
PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (NR – 9)
Análise de água
Conhecimento em Hidráulica
POP - Procedimento Operacional Padronizado
<

Em caso de dúvida!

Não deixe de entrar em contato conosco.